Quem está desempregado poderá começar o ano se qualificando e ficar melhor preparado para conseguir bons empregos e, até, ganhar mais. O Senai (Serviço Nacional da Indústria) vai ensinar e qualificar trabalhadores nas seguintes áreas: assentador de piso e revestimento cerâmico, pintor de obras, eletricista e instalador predial, auxiliar de crédito, cobrança e auxiliar de departamento pessoal. Em todos os cursos são 120 vagas. 40 foram preenchidas até agora. O prazo para inscrições termina dia 22. Ninguém vai pagar nada para aprender. Os candidatos também ganham material didático e lanche.
Os cursos têm carga horária de 200 horas e vão de 11 de janeiro a 8 de março, de segunda a sexta-feiras. Na área de construção civil, o horário é das 17h às 22h, em gestão das 13h às 18 e são oferecidos em parceria com programa CPU (Convênio Plurianual Único), direcionado somente para pessoas desempregadas. O projeto faz um levantamento para se saber qual a maior necessidade do mercado de trabalho.
Em Sinop, a maior procura das empresas está na área de gestão (auxiliar de crédito, cobrança e auxiliar de departamento pessoal). Como o Senai não oferece balcão de empregos, é disponibilizada uma listagem com nome e telefone de alunos que concluem os cursos para as empresas que têm vagas. Os candidatos devem ir ao Senai, na rua dos Manacás, levar documentos, comprovantes escolar e endereço, carteira de trabalho e número do PIS/PASEP.
Marcelo Antônio Krupp, 19 anos, é um exemplo que deu certo, ele estava desempregado, terminou há cinco meses o curso de eletricidade, que teve duração de seis meses. Ao concluir, conseguiu emprego com carteira assinada e hoje continua se qualificando com o curso em eletrotécnica, também oferecido pelo Senai. “Com a conclusão da minha qualificação, vou estar com meu futuro garantido, podendo tirar o registro no CREA e assinar projetos. Recomendo a todos que procurem o programa”, disse Marcelo, ao Só Notícias.