Uma lei aprovada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso e já sancionada pelo governo mudou a nomenclatura das unidades de ensino de educação profissional e tecnológica espalhadas pelo Estado. Agora, as instituições vinculadas à SECITEC (anteriormente tratadas como Ceprotec), passam a se chamar “Escolas Técnicas Estaduais de Educação Profissional e Tecnológica”. A medida encontra-se publicada em diário oficial do Estado.
Atualmente, há escolas técnicas em Alta Floresta, Barra do Garças, Diamantino, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra. Pela proposta do governo serão criadas novas instituições em Água Boa, Cáceres, Campo Verde, Cuiabá, Juara, Lucas do Rio Verde, Matupá, Primavera do Leste, Poxoréu, Sorriso e Várzea Grande. No entanto, não são especificados os investimentos previstos para executar o projeto nem quando as obras podem começar.
A lei complementar de número 374 (15 de dezembro de 2009) aponta também que serão criados em Mato Grosso Centros Vocacionais Tecnológicos. Eles estarão em Cáceres e Chapada dos Guimarães. A finalidade é difundir o acesso ao conhecimento científico e tecnológico levando-se em conta a vocação da região onde estará inserido.