Quando assumiu a Prefeitura de Cuiabá, em 2005, o prefeito Wilson Santos elegeu a educação como prioridade máxima da sua gestão. Com quatro anos de mandato, o chefe do executivo cuiabano vem cumprindo a risca sua meta, desenvolvendo programas que tem transformado o sonho de milhares de pessoas em realidade. Programas como Crédito Educativo Municipal (CEM), popularmente chamado de Bolsa Universitária, que está garantindo a quase mil jovens uma chance de cursar uma universidade.
Na manhã de hoje (09-12), no Memorial da Água Engº José Luiz de Borges Garcia, Wilson anunciou a abertura de mais 302 vagas do programa. Na primeira edição, 502 jovens cuiabanos foram contemplados. "Esse é um dos programas que mais me emocionam, pois eu sei muito bem o que significa a educação da vida das pessoas que não tem condições de pagar uma faculdade. É a garantia de um futuro melhor para 804 jovens, que depois prestarão serviços a Prefeitura como médicos, engenheiros, arquitetos, enfim, em várias áreas", pontuou Santos.
A estudante Joseane Siqueira é um exemplo prático do sucesso e importância do Bolsa Universitária. Primeira colocada entre os mais de oito mil inscritos na primeira edição do programa, Joseane acaba de concluir o primeiro semestre do curso de medicina e agradece à Prefeitura pela oportunidade única.
"Fechei o primeiro semestre do curso, estou gostando muito, é tudo o que eu queria na minha vida. O meu sonho está sendo realizado. Eu tive a oportunidade, estudei e garanti minha vaga, agora vou me esforçar ainda mais para me formar e servir ao município", afirmou a estudante.
O secretário municipal de Educação, Carlos Carlão Nascimento, ressaltou a importância do Bolsa Universitária e lembrou que a Prefeitura tem trabalho desde a educação infantil em Cuiabá. Carlão pontuou que hoje a Prefeitura tem pelo menos 50 mil crianças e jovens na educação infantil e fundamental.
"Primeiro nós avançamos nas bases, com projetos na educação infantil e fundamental. Depois começamos o Cuiabá Vest, oferecendo cursinho pré-vestibular. Agora estamos avançando ainda mais, bancando bolsas 100% para nosso estudantes. A educação é e sempre será a nossa prioridade, como determinou o prefeito", disse.
Provas – As inscrições para o segundo processo seletivo do Bolsa Universitária serão realizadas entre os dias 09 a 28 de dezembro. As provas acontecem no próximo dia 10 de janeiro de 2010. O resultado será oficializado no dia 22 de janeiro, com as matrículas abertas entre os dias 22 e 28 de janeiro, impreterivelmente. Mais informações pelo endereço elotrônico: www.creditoeducativomunicipal.com.br