O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) formado com a fusão da Escola Agrícola Federal São Vicente, Escola Agrícola Federal de Cáceres e o CEFET-MT para oferecer para a população, educação profissional e tecnológica de forma gratuita. Lucas do Rio Verde deverá ser um dos municípios contemplados com cursos para serem dados no município. “Para isso basta que a comunidade se envolva diretamente”, disse o diretor, Sergio Mendes. As articulações começam a ser feitas.
“Nós estamos vivendo o final da segunda fase da expansão e início da terceira fase. Eramos 150 instituições federais, antigo CEFET e hoje nós estamos indo para 354 unidades, na área de ensino em nosso país. Existe a possibilidade da instalação de mais algum campus na região Norte. Sorriso já foi contemplado com uma unidade, devendo ter alguns cursos já a partir de 2010”, detalhou Mendes.
Os cursos são de educação profissional técnica de nível médio do IFMT. Em Sorriso, por exemplo, estão confirmados os de Gestão, com habilitação em secretariado e manutenção e suporte em informática.