Com 44.228 alunos matriculados nos primeiros dez meses de 2009, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) comemora o recorde de matrículas registrado este ano nas nove Unidades da instituição. O número é 16% superior ao verificado nos 12 meses de 2008, quando 38.025 estudantes qualificaram-se no Senai-MT. Para o diretor regional do Senai-MT, Gilberto Figueiredo, o resultado reflete a superação e o amadurecimento da equipe, que, mesmo sem sofrer alteração significativa na quantidade de colaboradores no período, conseguiu elevar os números da instituição pelo comprometimento e criatividade. "É a relação direta entre eficiência e eficácia, que reflete no crescente número de pessoas qualificadas e melhor preparadas para o mercado de trabalho no Estado".
Neste ritmo de ascendência acelerada, o Senai-MT anuncia, ainda, o audacioso objetivo de alcançar 51.762 matrículas até dezembro. "É uma meta desafiadora, mas estamos confiantes e a perspectiva é manter os crescentes números de alunos na instituição. Mesmo em um momento em que o cenário econômico é de retração nos investimentos em educação profissional por parte do setor industrial, o Senai-MT está comprometido com a meta, utilizando recursos próprios e fazendo parcerias para atingir estes resultados surpreendentes e merecedores de reconhecimento", aponta o diretor.
Para a gerente de Educação e Tecnologia (Getec), Lélia Brun, os números retratam o crescimento simultâneo do Senai-MT com o Estado. "Todas as áreas de atuação acompanham demandas do setor industrial, de forma que a instituição oferece qualificação casada com as ocupações emergentes da expansão econômica de Mato Grosso".
A confiança em resultados reflete o histórico de crescimento do Senai-MT a cada ano. Para se ter ideia, nos últimos cinco anos, a instituição mais que triplicou o número de matrículas, passando de 11.434, em 2003, para 38.025, no ano passado. Ao todo, são seis áreas de atuação focada na educação profissional e serviços técnicos e tecnológicos: Gestão, Alimentos e Bebidas, Segurança no Trabalho, Tecnologia da Informação, Construção Civil e Metalmecânica.