PUBLICIDADE

IFMT é o primeiro do Enade em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Das 50 unidades de ensino superior de Mato Grosso, que participaram do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizado no primeiro semestre deste ano, o Instituto Federação de Mato Grosso (IFMT) campus Cuiabá, foi classificado em primeiro lugar com índice contínuo de 290 pontos, o que representa nota 3. Esta pontuação para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) autarquia ligada ao MEC, é considera nota satisfatória.

O exame aconteceu no primeiro semestre deste ano e foram avaliados os alunos ingressantes e concluintes dos cursos superiores de Tecnologia em Automação Industrial e Redes de Computadores. De acordo com o diretor de ensino, professor Dr. Ghilson Ramalho, esta foi a primeira vez em que a Instituição participa da avaliação do Enade.

“O nosso excelente desempenho no Exame vem mais uma vez, comprovar que o nosso ensino é de qualidade e que estamos no caminho certo em sempre buscar o aprimoramento do conhecimento para os nossos alunos. Faltou muito pouco para alcançarmos a pontuação máxima, mas tenho certeza que chegaremos lá”, comemorou Ramalho.

Conforme a classificação geral de desempenho dos cursos superiores do país, que participaram do Enade, o Instituto Federal de Mato Grosso ficou em 19˚ lugar. Para a diretoria do campus Cuiabá, esta classificação é considerada positiva, uma vez que “é a primeira avaliação de grande porte que a Instituição é submetida”, ressaltou o diretor-geral pró-tempore, Ali Veggi Atala, que considera a avaliação (Enade) como uma das ferramentas de acompanhamento do processo de aprendizagem.  

Volta por cima

“Em abril do ano passado, quando a Instituição foi avaliada pela comissão do MEC, nós fomos obrigados a suspender por 30 dias, o processo de inscrição do curso superior de Tecnologia Industrial, devido a alguns ajustes que tinham que ser feitos na estrutura física do prédio”, relembra o diretor de ensino Ghilson Ramalho, os momentos de angustia que passou.

Atendendo as solicitações do Ministério de Educação as readequações foram e ainda estão sendo feitas. Na época eram ofertadas 50 vagas. Para a surpresa da direção em maio do mesmo ano, foi publicado no Diário Oficial da União a ampliação para mais 50, totalizando 100 vagas para o curso.

Hoje o Instituto Federal oferece 75 vagas distribuídas em duas turmas. “Nós estamos aprimorando a nossa infraestrutura para alcançarmos o total de vagas desejadas. “A nossa liderança no ranking do Exame Nacional como instituição pública, mostra que os obstáculos não são barreiras para quem tem objetivos claros, oferecer ensino de qualidade”, frisou.

Desempenho em MT

Além do IFMT, mais oito Instituições conseguiram notas satisfatórias. Dentre elas estão a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com o índice de 287; a Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte, com 239; Faculdade de Lucas do Rio Verde (Unilasalle), com 224; Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), com índice 223; Faculdade do Sul de Mato Grosso, com índice 211; Faculdade Católica Rainha da Paz de Araputanga (FCARP), com 205; Faculdade Sinop (Fasip), com índice 199 e a Faculdade de Ciências Jurídicas, Gerenciais e Educação de Sinop (FIS), com índice 196.

Nove instituições não obtiveram valores satisfatórios, embora tenham participado do Enade, alguns cursos não contaram com a participação mínima de dois alunos ingressantes e dois alunos concluintes. Desse modo, não receberam o conceito do Exame.

As outras 32 instituições avaliadas em Mato Grosso ficaram com conceito 2, considerados abaixo dos critérios de avaliação. Conforme o Índice Geral de Cursos das Instituições (sistemática de calculo) os valores 1 e 2  não atingiram insatisfatórios.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE