A aula inaugural dos cursos técnicos de Gestão em Secretariado Executivo e Suporte e Manutenção em Informática promovidos em Sorriso pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, ocorreu na sexta-feira. O diretor do IFMT Cuiabá, Ali Veggi Atala, destacou que este é o primeiro passo para a instalação de novos cursos e e apontou que Sorriso pode ter um campus do instituto. “Nós estamos chegando com dois cursos, de fácil instalação que não exigem muitos investimentos e que, por isso mesmo, abreviaram nossa instalação no município, o que era um antigo sonho desta comunidade. Esperamos que estes dois cursos sejam os primeiros de outros que traremos nessa parceria com o poder público municipal. E que, no futuro próximo, estes cursos sejam o início da instalação do ainda sonhado campus Sorriso do IFMT”, disse o diretor.
O secretário de Governo Ari Lafin, destacou que esta foi mais uma das muitas lutas da comunidade onde o êxito foi alcançado pela união de esforços. “Me lembro aqui de muitas lutas que foram travadas pela sociedade sorrisense e que foram vitoriosas por um motivo. Porque uniram a todos. E quando todos buscam o bem comum, não há como fracassar. Foi assim com o GGI. Foi assim com a energia. Esta sendo assim também com o IFMT. Unidos somos fortes, é essa lição que tiramos desta data, senhor vereador Leocir, e espero que esta união seja possível em muitos momentos. Temos que trabalhar unidos pelo bem de Sorriso”, ressaltou.
Já a secretária de Educação e Cultura, Avanice Zanatta, lembrou que este é apenas mais um passo e que agora se espera muito destas duas primeiras turmas do IFMT em Sorriso. “Vocês que hoje iniciam estas duas turmas (25 alunos cada) são os primeiros de muitos alunos que passarão por este instituto de Educação. Daí a responsabilidade de vocês é muito grande. Pois, serão sempre referência como as primeiras turmas abertas em Sorriso. Por isso eu peço não desistam, vão até o fim. E que no futuro possamos estar reunidos de novo, só desta vez, para a formatura de vocês. E desejo que nesta data, já possamos comemorar a formatura de você no campus Sorriso do IFMT, já devidamente instalado em nossa cidade”, salientou Avanice.
Os cursos técnicos acontecem em regime seriado todas as noites de segunda a sexta-feira e terão a duração de 18 meses. O corpo docente é composto por professores do próprio município de Sorriso com formação nas áreas em que ministrarão as aulas. Nesta parceria entre prefeitura e IFMT, a prefeitura entra com a estrutura física para as salas de aula, laboratórios e departamento administrativo e também com o pagamento dos professores e profissionais que manterão o IFMT em Sorriso. O município pleiteia um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Groso. A expectativa é de que com a realização destes e de outros cursos no regime de extensão do campus Cuiabá, se abra uma importante porta de negociação a fim de se trazer no futuro a unidade física do IFMT para Sorriso.