Professores da rede pública municipal de Cláudia paralisaram, por três dias, as atividades nas escolas em cobrança a implementação de aumento salarial. O movimento foi deflagrado ontem e encerra amanhã. A subsede local do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) afirma que a decisão foi tomada em comum acordo com a categoria após aguardarem recebimento de uma proposta pelo Executivo.
Conforme o sindicato, durante reunião no último dia 2 de junho, o Executivo manifestou-se favorável a conceder 6,82% de aumento aos funcionários públicos municipais já na folha de julho. Entretanto, a categoria argumenta não ter sido cumprida a proposta.
No último dia 13, encerrou o prazo de recebimento de uma proposta salarial aos profissionais de educação. Esta é a segunda vez no ano que os servidores param em sinal de protesto. A primeira ocorreu em 5 deste mês. Ontem, com faixas, professores foram até a Câmara de Vereadores do município participarem de um ato.
Outro lado
O prefeito Vilmar Giachin disse que em “em nenhum momento foi firmado acordo para reajustar salários. Em junho, tivemos reunião para discutir a possibilidade de reajuste. Fizemos levantamento e contatamos que não havia caixa. Faremos reunião hoje à noite com todos os funcionários e detalheremos a receita líquida do município e o percentual gasto com folha. Hoje, vai ser muito difícil prever aumento. Vai depender de aumento da receita”, disse.
(Atualizada às 15:48h)