A qualidade do ensino médio em Mato Grosso será o tema de discussão da audiência pública a se realizar no dia 13 de agosto, a partir das 14 horas, no auditório Milton Figueiredo – Assembleia Legislativa. O requerimento da audiência é de autoria do deputado estadual Alexandre Cesar (PT), que preside a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da AL. De acordo com o parlamentar é fundamental discutir a qualidade do ensino médio para o fortalecimento do currículo e em razão de o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ter se tornado um dos meios de acesso às principais universidades brasileiras.
Das 59 universidades públicas federais reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) 53 aderiram ao Enem como processo seletivo, sendo que algumas vão colocar o exame em prática apenas em 2010 ou 2011. Seis instituições ainda estão em fase de decisão conforme o portal do MEC.
São quatro as possibilidades de a universidade utilizar a nota do Enem: como fase única; como primeira fase; como fase única para as vagas remanescentes, após o vestibular; ou combinado ao atual vestibular da instituição.
Quanto aos Institutos Federais, 29 aderiram ao Enem para o preenchimento total de vagas ou de parte dos cursos de graduação.
Neste ano, o Enem recebeu 4,5 milhões de inscrições no país até as 23h59 de domingo, dia 19 de julho, quando o prazo de inscrições foi encerrado. Em Mato Grosso os inscritos foram mais 109 mil, um acréscimo de 30 mil em relação ao ano passado.
Para a coordenadora do Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), Ema Marta Dunck e Cintra, o mais importante a ser discutido, porém, não é a qualidade do ensino com vistas ao Enem, mas sim a construção de um ensino médio que prepare o aluno para a vida, mais contextualizado e interdisciplinar. Aproximadamente 478 escolas estaduais de Mato Grosso aplicam o ensino médio.
A reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli Neder, vai ser a primeira convidada a usar da palavra na audiência pública, para falar sobre o Enem- vestibular unificado. Em seguida, a superintendente de Formação da Seduc, Aparecida Maria Paula Barbosa da Silva, discorrerá sobre a formação dos professores. O assunto abordado pela coordenadora do Ensino Médio da Seduc, Ema Marta Dunck, será o currículo do ensino médio em Mato Grosso. O ensino médio inovador será o tema desenvolvido pela coordenadora de Ensino Médio da Secretaria de Educação Básica do MEC, Maria Eveline Pinheiro.
Também participarão da audiência alunos, professores, grêmios, sindicatos, secretários municipais de educação, conselhos municipais e estadual de educação, associações de estudantes, entre outros.