PUBLICIDADE

Sorriso: professores de 21 municípios participam de encontro de educação inclusiva

PUBLICIDADE

Começou hoje e vai até sexta-feira (31), o 5º Encontro de da Educação Inclusiva – Direito à Diversidade, no município de Sorriso, pólo regional de Educação Inclusiva para o Ministério da Educação. Além de Sorriso, 21 municípios da região médio-norte fazer marte do pólo sediado no município anfitrião. Durante toda esta semana, palestras, debates, grupos de trabalho e plenárias serão realizados com o objetivo de transmitir conhecimentos, práticas e experiências que estão dando certo no tocante à inclusão de alunos com necessidades especiais na rede pública de ensino.
 
Nesta tarde de segunda-feira, estão sendo realizadas duas palestras. A primeira com o professor mestre Adair César Martini e com a professora e Mestra Janete Fonseca. Ambos têm estudos, trabalhos, experiências e prática pedagógicas desenvolvidas com ênfase na Educação Inclusiva.
 
A secretária Avanice Zanatta, da Educação e Cultura, destacou a importância do encontro. “Nós acreditamos que encontros como este são importantíssimos, pois aproximam os educadores e socializam experiências que estão dando certo na área da Educação Inclusiva. Este é um trabalho iniciado há alguns anos pelo Governo Federal, mas todos nós temos que realiza-lo e vejo aqui muita gente com este objetivo. Que possamos todos aproveitar ao máximo este encontro e realizar em nossas cidades a Educação Inclusiva”, enfatizou a secretária.
 
O prefeito Chicão Bedin deu as boas-vindas aos participantes do Encontro e desejou que todos possam levar muito mais do que conhecimento, deste evento. “Levem daqui, não só o conhecimento e os ensinamentos que estão disponíveis durante este encontro. Levem também o abraço do nosso povo, da sociedade sorrisense, pois queremos uma sociedade, um MT , um mundo inclusivo em todos os sentidos”, afirmou o prefeito durante a abertura oficial do encontro.
 
Lançado pelo Governo Federal há cerca de 5 anos, a Programa de Educação inclusiva quer desintegrar as barreiras entre os alunos ditos “normais” e os alunos com necessidades especiais. Um objetivo que só pode ser alcançado com a mudança do entendimento em Educação de que é possível garantir acesso ao conhecimento a todos, independentemente dos impedimentos físicos que às vezes se colocam como desafio.
 
Neste contexto, a maior barreira não é a necessidade especial, ou deficiência de um ou outro aluno, e sim o preconceito que ainda domina esta relação da comunidade escolar com estes alunos especiais.
 
Sorriso vem fazendo a sua parte com a inclusão de aproximadamente 190 alunos portadores de deficiências integrados à rede municipal de ensino, dentro do conceito de Inclusão Sócio-educacional do Ministério da Educação, garantindo acesso a psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, enfim, a tudo o que seja necessário para a efetiva integração destes alunos à comunidade escolar.
 
O V Encontro da Educação Inclusiva: Direito à Diversidade ocorre o dia todo nas dependências do Auditório Municipal Flor da Soja, no segundo andar do Park Shopping Sorriso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE