Estão previstos para iniciar no próximo dia 4 os primeiros cursos profissionalizantes, de técnico em secretariado e manutenção-suporte em infrmática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). A data foi discutida pela Comissão Pró Instalação do IFMT em Sorriso. "Por enquanto, os cursos funcionarão como extensão do IFMT de Cuiabá e assim que ocorrer a assinatura do convênio com a prefeitura, serão abertas as inscrições para o processo seletivo dos estudantes", explica o presidente da comissão, vereador Leocir Faccio (PDT).
A prefeitura ficará responsável pela contratação e pagamento dos professores, o IFMT fará a capacitação do corpo docente, a seleção dos alunos e emitirá os certificados. Os cursos serão gratuitos e terão a duração de dois anos. As aulas acontecerão na Escola Ivete Arenhardt. "A cada semestre concluído, o participante receberá um diploma. Ao fim do curso, o aluno passará por um estágio para então, receber o diploma de tecnólogo", acrescenta.
A implantação de um campus do IFMT em Sorriso também foi discutida pela comissão. Conforme Leocir, o reitor do IFMT de Mato Grosso, José Bispo Barbosa e o secretário Eliezer Pacheco, da pasta de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) ligada ao MEC, estarão reunidos na semana que vem, em Brasília, para discutir o assunto.