PUBLICIDADE

Método de alfabetização em Mato Grosso será apresentado em SP

PUBLICIDADE

Um método de alfabetização aplicado no Norte de Mato Grosso integra um dos 21 eixos de trabalho apresentado no 17º Cole – Congresso de Leitura do Brasil, em Campinas, de 20 a 24 de junho. Promovido pela Unicamp desde 1978, a edição do trigésimo aniversário do evento terá a participação da professora formadora do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Professores (Cefapro) de Alta Floresta, Jeane Maria de Freitas Rocha.

Depois de desenvolver pesquisas sobre alfabetização e letramento para a monografia de mestrado, a professora reuniu material suficiente para um novo trabalho. “Percebi durante as entrevistas para a monografia a constante citação do método de leitura da ‘bola’”, explicou. Segundo ela, desta maneira descobriu que a origem paranaense dos colonizadores do Nortão mato-grossense trouxe práticas de leitura desenvolvidas no Estado sulista.

A forma trabalhada pela professora é do educador Eraldo Piloto, considerado ‘pai’ da metodologia da ‘bola’. “A partir da palavra ele repassava todos os demais grupos fonéticos”, explicou. Essa prática foi sistematizada numa cartilha. “Todas as jovens alfabetizadas nesse método que vieram com as famílias para ocupar terras no norte de Mato Grosso repassariam o conhecimento para os alunos”, acrescentou. O trabalho reúne depoimentos de vários profissionais que atuaram na região nos últimos 30 anos. Conforme Jeane, a proposta de apresentar o trabalho no Cole é uma forma de contribuição para a construção dos saberes.

Realizado a cada dois anos, o Congresso de Leitura tem a proposta de reunir profissionais brasileiros e estrangeiros para socializar experiências, produções, projetos educativos ligados ao universo do livro e da leitura. É um espaço para reflexão sobre o entendimento das práticas culturais e incentivo a políticas públicas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE