Na sessão vespertina da terça-feira o deputado estadual Alexandre Cesar (PT) reclamou que o reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Taisir Karim, deixou de prestar várias explicações sobre a gestão dele na instituição, sobretudo em relação ao descumprimento das leis aprovadas em junho do ano passado no Legislativo. Karim e diretoria da Unemat estiveram na reunião do Colégio de Líderes, no entanto, esclarecendo apenas a situação financeira da instituição.
“Infelizmente ele não respondeu a outras dúvidas. Não explicou a razão de procrastinar o cumprimento da Lei Complementar nº 319/09 que descentraliza a administração, antes procurou pareceres do MPE, TCE, PGE, que ele não divulgou. Não explicou por que só convocou o Conselho Curador às pressas na semana passada. A minha convicção está formada, espero ser demovido dela, mas para mim está claro que a atual administração não quer implementar as mudanças aprovadas nessa Casa e também as mudanças aprovadas no II Congresso Universitário”, declarou o líder petista.
O parlamentar afirmou ainda que aceita de bom grado a intervenção do presidente da AL, deputado José Riva (PP), em convocar uma audiência pública para conversar com os diversos segmentos relacionados à Unemat sobre a possibilidade de abrir outras duas Universidades Estaduais, sendo uma na região Norte e outra no Araguaia. “Porém, eu não defendo essa fragmentação. Acredito em uma instituição una, forte e descentralizada em sua gestão administrativa e financeira”, defendeu Cesar.