PUBLICIDADE

Movimento estudantil da Unemat pode ganhar adesão de mais políticos de MT

PUBLICIDADE

O movimento estudantil deflagrado por acadêmicos da Universidade do Estado de Mato Grosso, contrários às decisões instituídas pela reitoria, pode ganhar apoio de mais lideranças políticas. Amanhã, em Sinop, às 19h30, vereadores de algumas cidades são esperados para o “seminário de discussões em defesa da Unemat”, dirigido pela Associação dos Docentes, Diretório Central dos Estudantes de Sinop e câmara municipal, no anfiteatro da instituição.

Parlamentares estão sendo convidados para comparecerem ao debate onde serão apresentadas as ações e resultados da mobilização permanente que culminaram na paralisação das atividades acadêmicas pelos discentes em Sinop, na nota de repúdio da Câmara dos Vereadores de Sinop ao reitor Taisir Karin e sua gestão, no pedido de abertura de processo por crime de responsabilidade e desobediência pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e representação junto ao Ministério Público estadual, entre outros tópicos.

Representações também foram protocoladas junto aos poderes constituídos do Estado, entre os quais TCE, Casa Civil, Secitec. “É uma forma do movimento ganhar apoio nas cidades onde há campi da Unemat”, declarou Graciele Marques, presidente do DCE campus de Sinop.

Ontem, deputados aprovaram o requerimento o requerimento de autoria do deputado Alexandre Cesar que denuncia o reitor da Unemat, Taisir Mahmudo Karim, por prática de crime de responsabilidade. De acordo com o documento o crime tem previsão na Lei nº 1.079/50 e no artigo 28 da Constituição Estadual. O requerimento pode deflagrar um processo para a impugnação de mandato, o também conhecido impeachment.

Uma comissão será instituída e conduzirá os trâmites que a Assembleia Legislativa instituir acerca do requerimento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE