A primeira etapa das inscrições para o processo seletivo do segundo semestre no ProUni – Programa Universidades para Todos – começou hoje e poderá ser realizada até o próximo dia 5, segundo o Ministério da Educação. O resultado da primeira chamada do programa será feita no dia 9 e, a segunda chamada, prevista para dia 29 de junho. Depois disso, o sistema do ProUni pré-seleciona e divulga os classificados em primeira e segunda chamadas. Todas as fases da 1ª etapa serão concluídas em 15 de julho.
A segunda etapa, para os candidatos novos ou que ficaram fora da primeira etapa, será entre os dias 20 a 24 de julho. Neste, o processo de seleção terminará em 14 de agosto. Nacionalmente, serão pouco mais de 91,7 bolsas de ensino, sendo 57,4 mil integrais e 33,7 mil parciais (50% da mensalidade) a serem ofertadas neste semestre. Podem concorrer as bolsas candidatos com renda familiar de até um salário mínimo e meio para a forma integral. Para bolsas parciais, o requisito do candidato é ter renda familiar de até três salários mínimos. Em ambos, o candidato precisa também ter cursado todo ensino médio em escola pública ou em particular como bolsista integral e ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem – ano passado.
O ProUni tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. Criado pelo Governo Federal em 2004 oferece, em contrapartida, isenção de alguns tributos àquelas instituições de ensino que aderem ao Programa.