A rede estadual de ensino em Sinop começou o ano letivo com 13.849 alunos no ensino fundamental e médio, nas 12 escolas. O número é o primeiro levantamento, extra-oficial, feito pela Assessoria Pedagógica para conhecer a média de alunos na rede. Se comparado com o censo escolar de 2008, a quantidade cai aproximadamente 5%, já que no ano passado, a pesquisa destacou que 14.461 estudantes.
Segundo a assessora pedagógica Silvia Kuhn, o programa desenvolvido pelo governo federal – Projovem (para jovens entre 18 e 29 anos que não concluíram o ensino fundamental – 5ª a 8ª séries) pode ter influenciado na queda. “O projovem levou alunos do Eja, que hoje é o Ceja, para o programa, porque o aluno tem o estímulo do recebimento da bolsa de R$ 100 além da qualificiação profissional”, explicou. ” Houve procura para ver se nao tinha o mesmo programa para o ensino médio”, acrescentou.
No entanto, a assessora aponta que a relação poderá sofrer mudanças, não muito considerável, com a contagem oficial que deverá começar no final de maio, quando começarão as pesquisas do censo escolar, onde a escola apresenta ao Ministério da Educação o total de alunos matriculados e, no final do ano, o ‘rumo’ que cada um teve.
Da relação inicial, de 13,8 mil estudantes, as maiores concentrações estão nas escolas Edeli Mantovani e Nilza de Oliveira Pipino, ambas com cerca de 2 mil; Enio Pipino e Ceja – Benedito Silva Freire, com cerca de 1,4 mil cada e, São Vicente de Paula, com 1,3 mil.