PUBLICIDADE

Tarifas de luz e telefone devem subir menos em 2006

PUBLICIDADE

Os preços administrados – chamados assim porque necessitam de autorização de órgãos reguladores para serem reajustados – devem subir menos no ano que vem. A estimativa é de André Furtado Braz, coordenador da pesquisa de preços da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Segundo ele, a estimativa da FGV é de que essas tarifas – como de telefone e luz – subam menos em 2006 já que são reajustadas pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M). Este ano, o índice foi o menor desde 1989. Braz também destacou o resultado baixo do Índice de Preços ao Consumidor (IPC).

Braz lembrou que o início do ano sempre é marcado por reajustes como mensalidades escolares, o que em geral é um momento de pressão sobre a inflação. No Rio de Janeiro, o ano começa com reajuste de R$ 0,10 nas tarifas de ônibus urbano que a partir do dia 7 passarão a custar R$ 1,90. Isso de acordo com o coordenador vai refletir nos cálculo do índice ao consumidor.

“Vai ser mais um ponto a favorecer a aceleração do índice neste momento, mas são efeitos pontuais e passageiros que não influenciam o comportamento do IPC em termos de núcleo, que é a nossa medida mais precisa de inflação para saber se há aumentos generalizados”, afirmou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE