Em 2005, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) inseriu mais de 16 mil trabalhadores ao mercado de trabalho em todo o Estado de Mato Grosso. Só em Cuiabá, 4.915 trabalhadores foram encaminhados. Sob a coordenação da Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), em três anos, o órgão já intermediou vagas de emprego para cerca de 44,3 mil trabalhadores.
As dez mais ocupações que empregaram durante este ano foi a pecuária, manutenção de edificações, empregada doméstica e serviços gerais, vendedor de comércio varejista, servente de obras, recepcionista, vendedor ambulante, faxineiro, pedreiro e alimentador de linha de produção.
Além dos trabalhadores empregados, o Sine já realizou em 2005 mais de 464 mil atendimentos e 47 mil habilitações ao seguro desemprego. Foram inscritos este ano no Sine 84 mil trabalhadores.
O Sine também emitiu até agora mais de 37 mil carteiras de trabalho. Dessas, três mil foram emitidas durante as ações do Mutirão da Cidadania, realizado nos bairros de Cuiabá e Várzea Grande e no interior do Estado. “A emissão de documentos é dos serviços mais procurados pela população durante os mutirões. Muitas vezes, a pessoa fica impedida de trabalhar porque não tem a carteira de trabalho, um documento essencial para qualquer cidadão”, afirmou o superintendente de Promoção à Cidadania da Setec, Carlos Roberto.
O número de empresas cadastradas no sistema também surpreende. Só este ano, mais de 8 mil novas empresas requisitaram os serviços do órgão para a captação de mão-de-obra. “Várias empresas estão procurando por nossos serviços. Inclusive, em 2006, estaremos intermediando mão-de-obra para duas mil novas vagas, que serão disponibilizadas por uma grande usina de Mato Grosso”, disse a superintendente do Sine, Ivone Rosset.