A ACES -Associação Comercial de Sorriso- confirmou ao Só Notícias que as vendas no comércio neste natal foram menores que em 2004. “Não temos um instrumento que mede com precisão o volume de vendas de parte do segmento do comércio ( lojas de confeções, calçados e presentes em geral), mas os reflexos da crise foram sentidos também no natal pelos lojistas”, avaliou o presidente da associação, Laercio Estrela.
“Sabíamos que não seria um natal com papai noel com saco cheio de presentes para os lojistas. Mas também não foi de saco vazio”, acrescentou. Os supermercados acreditam que fecham o ano com uma queda de aproximadamente 10% nas vendas.
Por outro lado, o presidente da ACES disse que conversou muito com os lojistas no período que antecedeu as vendas de natal. “Houve particularidade e algumas empresas conseguiram até superar a quantidade vendida no ano anterior, tendo inclusive um saldo melhor. Muitas empresas utilizaram a criatividade, concederam mais descontos, intensificaram promoções, distribuíram brindes e conseguiram empatar e até superar o volume de vendido. Mas não são muitos casos”, disse.
A campanha da ACES motivou e ajudou as empresas a venderem mais. De olho nos prêmios (carro, motos, dentre muiots outros) os clientes comparam, receberam cupons, depositaram nas urnas e aguardam o sorteio. Dia de 8 janeiro
“Esta promoção foi muito boa. Muitos lojistas acabaram pegando cota extra de cupons para atender o volume de vendas. Certamente esta promoção ajudou a reforçar as vendas e atrair os consumidores. Acho que foi um instrumento importante que ajudou a minimizar os resultados negativos no volume de vendas comparand-se 2005 com 2004”, finalizou.