O dólar seguia em alta nesta sexta-feira, com a baixa liquidez deixando o mercado volátil e suscetível a qualquer fluxo de saída de recursos.
Às 11h19, a divisa norte-americana era vendida a R$ 2,346, com avanço de 0,64%.
Acompanhe a cotação online do dólar com atualização a cada 10 minutos.
“A pouca liquidez vai fazer com que o mercado fique volátil”, comentou o operador de câmbio de uma corretora nacional. “Subiu mais porque o (dólar) abriu assim caro, porque no mercado à vista não tem muita coisa.”
Restando apenas seis dias úteis até o fim do ano, a tendência é que o volume seja bem reduzido nesse período. Com isso, o dólar acaba registrando uma oscilação “artificial”, caindo ou subindo de forma acentuada ao sabor do fluxo de negócios.
O analista de mercado da corretora Socopa, Paulo Fujisaki, lembrou que no fim do ano a característica do dólar é sofrer um ajuste para cima, principalmente com o volume maior de compras.
“O mercado é pequeno e como a tendência do fim do ano é ter um pouco mais de saída, acaba tendo essa característica de pressionar o câmbio”, disse o analista.
Ele citou ainda a atuação diária do Banco Central no mercado como motivo para a apreciação do dólar.
Nesta sessão, o BC oferece 8.400 contratos de swap cambial reverso, que equivalem a uma compra futura de dólares. O resultado da operação será divulgado a partir das 14h30.