Lançado no mês de novembro, o programa do Governo Federal Computador Para Todos, não está tendo adesões em Sinop. Pelo programa as pessoas podem financiar, por meio da Caixa Econômica Federal, o computador popular, que tenha a configuração mínima exigida pelo Ministério da Ciência e Tecnológica, pelo valor máximo de R$ 1,4 mil.
Segundo o gerente da agência da CEF em Sinop, Almar Umburanas, o motivo seria que as pessoas não estão encontrando computadores com o valor estipulado. Muitas pessoas já procuraram a agência, mas não conseguem adquirir a máquina.
O programa tem como objetivo promover a inclusão digital por meio do aumento do acesso da população de baixa renda à computação e à internet, com prazo de pagamento de até 30 meses, incluída a carência de até 6 meses.
Só Notícias apurou com uma empresa revendedora de computadores, que não possuem as máquinas com as exigências, visto que dependem de ter uma configuração padrão e se cadastrar junto ao Governo Federal para conseguir o selo do programa.
“Há um grande interesse da loja, mas dependemos de mais informações sobre as configurações, e os nossos distribuidores não estão tendo as máquinas com essas configurações”, explicou a gerente comercial Vera Lucia Backes.