O BASA – Banco da Amazônia ( do Governo Federal) começa a operar em Sinop em fevereiro e terá linhas de creditos direcionadas para fortalecer as atividades das indústrias madeireiras do Nortão. Uma delas é o Programa de Plantio Comercial e Recuperação de Florestas – PROPFLORA, do BNDES, que dispõe de financiamentos de até R$ 150 mil aos empresários, com um prazo de até 12 anos para pagar, e 96 meses de carência, com taxas de juros de 8,75% ao ano.
O programa apóia a implantação e manutenção de florestas destinadas ao uso industrial, a recomposição e manutenção de áreas de preservação e reserva florestal legal, a implantação e manutenção de espécies florestais para produção de madeira destinada à queima no processo de secagem de produtos agrícolas, e alavancar o desenvolvimento tecnológico e comercial do setor.
Ontem, o gerente regional do banco em Mato Grosso, Paulo Almeida, esteve reunido com industriais madeireiros, no Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte-Sindusmad-, apresentando as linhas de financiamento do banco. “Estivemos no início de novembro com o presidente do Sindusmad, Jaldes Langer, em Cuiabá, e ele nos reivindicou que fizéssemos uma reunião com o setor madeireiro, para tratar principalmente sobre o reflorestamento”, enfatizou
Almeida disse, em entrevista ao Só Notícias, que o banco “vai começar um novo ciclo no Mato Grosso, inaugurando agências em cidades estratégicas, para o desenvolvimento do Estado e engrandecimento da região e do banco, procurando sempre gerar emprego e renda”, enfatizou, já que o Basa pretende implantar mais duas agências, uma em Juína e outra em Confresa, até o segundo semestre de 2006.
“O Banco da Amazônia é um banco do Governo Federal. Então, temos recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), do FAT, do orçamento geral da União para agricultura familiar, e os recursos próprios do banco. Além de outros produtos e serviços, como título de capitalização, previdência privada, plano de férias e de educação”, acrescentou.
A agência do Basa, em SInop, conforme Só Notícias já informou, vai funcionar no antigo prédio do Gran Cecatt, na avenida das Acacias, e deve contar, inicialmente, com 12 funcionários e 04 estagiários. Mas a partir de janeiro a agência já deve disponibilizar dois funcionários para estar divulgando as linhas de crédito do banco.
A vinda da agência para Sinop foi reivindicada, em 2001, pela Secretaria de Indústria e Comércio da Prefeitura de Sinop, que manteve audiência com a diretoria do banco, em Belém(PA).