PUBLICIDADE

Banco Basa se instala em Sinop até fevereiro

PUBLICIDADE

Sinop deverá contar, a partir de fevereiro, com uma agência do Basa -Banco da Amazônia. Depois de uma luta encampada pela secretária de Indústria, Comércio e Turismo de Sinop desde janeiro de 2001, quando o secretário Norival Curado esteva visitando a diretoria do Banco, em Belém(PA). A direção finalmente confirmou a instalação da agência, que vai funcionar no prédio do antigo centro de eventos Gran Cecatt, na avenida das Acácias.

“O gerente regional do Basa, Paulo Henrique, estará em Sinop na próxima segunda-feira para definir alguns detalhes da readequação do prédio. Para nós é muito gratificante, porque Sinop finalmente terá um banco de fomento, que irá fortalecer a economia de Sinop como um tudo, enfocando principalmente as micro, pequenas e médias empresas”, afirmou Curado.

A economia do Estado de Mato Grosso nos últimos anos tem apresentado um intenso padrão de crescimento alavancado pela expansão e consolidação de cadeias pordutivas agroindustriais, da indústria e do setor de serviços, fator fundamental para a instalação do banco no Estado. Nos dois últimos o crescimento do produto inteno bruto (PIB) foi de 6,7%, sobejamente superior ao crescimento observado no páis e na maior parcela dos Estados da Região. Estima-se que ao se manter esse ritmo de crescimento em 2006 o PIB estadual atingirá o patamar de R$ 21,8 bilhões.

Segundo a assessoria do banco, o agronegócio se constitui num dos motores da economia estadual exercendo um papel fundamental na geração de emprego, renda e nas exportações. Atualmente o Estado de Mato Grosso é o maior produtor de bovinos, soja e algodão; o segundo maior de arroz e sorgo; o quarto maior de girassol; o sexto em produção de cana de açúcar e o sétimo na produção de milho, só nas unidades de produção ocupa 32,4% da população economicamente ativa do Estado.

O foco de atuação do Banco da Amazônia é o de promover o desenvolvimento econômico e social da região Amazônica, em base sustentável, através da valorização das potencialidades regionais, atuando com ações estratégicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população regional e redução das desigualdades intra e inter-regionais.

O Banco da Amazônia acredita que o caminho para a alavancagem do desenvolvimento regional perpassa pelo investimento em estratégias que incentivem a utilização racional das matérias-primas locais e que venham contribuir para o aumento do valor agregado. Neste sentido, vem priorizando os financiamentos que viabilizem o adensamento das
cadeias produtivas regionais e o fortalecimento da estratégia de desenvolvimento fundamentada em Arranjos Produtivos Locais (APL’s).

Na fase atual, o Basa reforçou sua condição de organismo indutor do desenvolvimento regional. Atuando como agente financeiro de importantes programas de crédito – Proterra, Polamazônia, Pesac, Probo e Finame – estimulou a implantação e modernização de empreendimentos agrícolas, pecuários e industriais de grande impacto para a economia regional, consolidando, desta forma, as linhas de ação já experimentadas.

(Atualizada às 13:10hs)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE