A inauguração do trecho de 81 quilômetros da MT-130 entre Primavera do Leste a Paranatinga, na semana passada, pelo governador Blairo Maggi, abre novas perspectivas de desenvolvimento econômico para a região.
O percurso de 141 quilômetros, que separa as duas cidades, pode ser feito agora sem os percalços dos atoleiros, da poeira, dos buracos que atrapalhavam a vida da população e dos produtores rurais nos últimos 18 anos. E a melhor notícia é que essa obra pode avançar pela rodovia, a partir de Paranatinga, num novo traçado, interligando o Centro Sul do Estado com a Região Norte.
Durante as inaugurações e visitas a obras, Maggi, ao lado de secretários e deputados, tem estreitado conversas com prefeitos, empresários e a população pelos municípios por onde a comitiva já passou: Primavera, Paranatinga, Feliz Natal, União do Sul, Marcelândia, Nova Santa Helena e Itaúba.
“Estou conhecendo esse novo traçado para podermos fazer um planejamento e concretizar a meta de interligar o Centro Sul com o Norte do Estado”, disse o governador. No que depender de empresários e produtores da região, o Governo do Estado terá total apoio, até uma associação de produtores já foi formada.
“Pelo novo traçado, a produção de Feliz Natal, União do Sul e de outras cidades do Nortão vai poder ser escoada para o Centro-Sul do país passando por Rondonópolis”, explica o secretário de Infra-Estrutura, Vilceu Marcheti.
O novo traçado abrange a ponte sobre o Rio Ronuro inaugurada semana passada pelo governador, percorre mais 30 quilômetros à Oeste, passa pela ponte sobre o Rio Von Den Steinen (inauguração prevista para breve), e após mais 15 quilômetros segue para o Oeste em direção a União do Sul, distante 80 quilômetros. Neste trajeto, Feliz Natal ficará a apenas 45 quilômetros do novo traçado.
Para o governador, a pavimentação da MT-130 vai transformar o município de Paranatinga em um centro comercial, assim como as cidades-pólos que possuem uma boa malha viária. “A cidade atrairá prestadores de serviços, terá mais investimentos e haverá também a integração social entre os municípios. Isso transforma a vida das pessoas, traz mais qualidade. Os moradores poderão participar de eventos culturais que acontecerão em Primavera, Rondonópolis e Cuiabá”, observou o governador.