A construção da pequena Usina Hidrelétrica Canoa Quebrada, no rio Verde, entre os municípios de Sorriso e Lucas do Rio Verde, vai expandir a capacidade energética dos dois municípios e possibilitar a instalação de grandes indústrias.
Em Sorriso, segundo a Eletronorte, a atual capacidade energética é de 60MW (Mega Watts). O consumo máximo de Sorriso, hoje, é de 25 MW (Mega Watts), havendo um saldo disponível, positivo de 35 MW, o que assegura a implantação e ampliação de novas demandas em qualquer setor produtivo.
A usina de Canoa Quebrada fica a cerca de 40 km da cidade de Sorriso. A energia ali produzida será automaticamente agregada à rede geral, centralizada em Sorriso, o que oferecerá segurança para os investimentos empresariais futuros.
O município busca ainda a viabilização de condições para a geração de energias alternativa, com a transformação de matéria orgânica em energia, com a implantação de biodigestores nas unidades rurais. Somente o plantel de suínos, com 8.200 matrizes, produzindo 216.480 leitões por ano, representa a emissão de aproximadamente 78 mil toneladas de dejetos orgânicos.
Segundo a administração municipal, isto contribuirá para uma nova concepção produtiva e, reduzindo custos de produção, agregará valores aos produtos agrícolas do município.