A campanha para arrecadação da GIA (Guia de Informação Anual) do produtor rural deve ganhar força na próxima semana, em Guarantã do Norte. A Secretaria Municipal de Agricultura vai realizar parcerias com Indea, Empaer e as Secretarias de Estado da Fazenda e do Meio Ambiente.
A secretaria quer fazer o recolhimento da GIA por completo ainda neste ano. Para isso, a secretaria vai montar uma equipe para fazer a GIA rural em cerca de 23 comunidades que já estão marcadas no mapa que estipula as localidades de atendimento no interior e haverá também atendimento na própria secretaria de Agricultura.
Para o diretor de departamento de agropecuária, Fabio Ricardo Schnen a campanha está sendo necessária devido a mudanças na legislação de 2003 onde a GIA passou a ser feita mês a mês. “Como a administração anterior não fez esta adequação, agora a secretaria fará os ajustes necessários para esta mudança, para que as GIAs voltem a ser feitas anualmente”, disse.
O governo está notificando os produtores e aqueles que não apresentarem a GIA Rural 2005 receberão multas que podem chegar a R$525,40. Para que o produtor possa apresentar a GIA Rural, faz-se necessário os seguintes documentos: nota fiscal do gado, do leite, do sal, da vacina e de medicamentos.