PUBLICIDADE

Municípios do Nortão discutem plano de desenvolvimento regional em Sinop

PUBLICIDADE

87 representantes dos municípios de Sinop, Sorriso, Vera, Santa Carmem e Juara estão participando do seminário de elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Centro-Oeste em Sinop, promovido pelo Ministério da Integração Nacional. Também estão participando do seminário o secretário do Estado de Planejamento, Yenes Magalhães, e o diretor do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) do Ministério de Integração, Otaviano Muniz.

O objetivo do seminário é promover um intercâmbio entre os municípios, Estados e o Governo Federal, para a elaboração de um planejamento que promova o desenvolvimento regional. “A partir do momento que se estabelecer a priorização e também conseguir fazer um trabalho, juntos, de integração da União, Estado e municípios, a gente vai conseguir minimizar os problemas enfrentados pela população”, disse ao Só Notícias, o secretário Yenes Magalhães

“Há uma necessidade de haver a integração entre os municípios da região. Hoje os prefeitos se preocupam apenas com seus problemas e não dá mais para lidar com esse foco. Um bom prefeito precisa estar preocupado com a cidade dele e com um todo”, ressaltou. “Eles precisam fazer trabalhos com toda a região para garantir o desenvolvimento”, complementa.

Otaviano Muniz enfatizou que os programas de investimento do FCO precisam ser aplicados conforme o plano de desenvolvimento regional, objetivando a diminuição da desigualdade social. “O objetivo do Ministério é de trabalhar na integração nas regiões menos desenvolvidas do país, visando o desenvolvimento local”, disse.

“Estamos passando por um momento muito adequado para discutir saídas para o desenvolvimento da região. Ver o que a sociedade pretende como alternativa de diversificação para que suas atividades econômicas sejam mais sustentáveis”, completou.

O secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Mineração,Norival Curado, relatou que este é um momento propício para a elaboração de um planejamento na região. “Vamos conseguimos mostrar todas as lacunas que temos em nossa região, pontos positivos e negativos, e que estamos com dificuldades. E ver que a diversificação da economia de Sinop e do Norte do Mato Grosso é uma necessidade nesse momento de turbulência na madeira e no agronegócio”, disse.

Também estão participando do evento vereadores, secretários, Sindusmad, Sindicato Rural de Sinop e Sorriso, Colônia de Pescadores, Associação Comercial e Industrial de Sinop, Empaer, e universidades.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...
PUBLICIDADE