Após o início oficial da 3ª etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa no Estado de Mato Grosso, muitos criadores já estão comprando doses da vacina para não deixar de imunizar o rebanho.
Em algumas cidades do Nortão, a procura pela vacina tem sido grande. Em algumas lojas agropecuárias que vendem as doses em Lucas do Rio Verde, os comerciantes estão otimistas com a nova etapa da campanha.
“Os criadores estão bastante preocupados com a doença por causa dos focos encontrados em Mato Grosso do Sul e por isso estão procurando adquirir as doses para serem aplicadas o quanto antes”, disse, ao Só Notícias, o vendedor de uma loja agropecuária Alexandre Junior Silva. Ele afirmou ainda que já vendeu cerca de duas mil doses e já tem mais de 7,5 mil encomendadas.
“Como existe muita burocracia por parte do Indea, com a questão da venda de vacinas, e este ano a campanha foi antecipada aqui na região, eu tive dificuldades para conseguir doses suficientes para suprir os pedidos”, salientou a proprietária de outra loja, Érika Schneider.
As lojas agropecuárias de Lucas do Rio Verde costumam vender as doses de vacinas para os criadores de outras cidades da região, como Sorriso, Nova Ubiratã, Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato, Juara, Tabaporã, São José do Rio Claro, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Nova Maringá e Tapurah. Nessa região, a estimativa é de que 1.845.282 cabeças de gado sejam vacinadas, 17.036 cabeças correspondem ao município de Lucas do Rio Verde.
Já em Matupá, município que atende uma região de mais 4 cidades, sendo Terra Nova do Norte, Guarantã do Norte, Novo Mundo e Peixoto de Azevedo, o número de doses já vendidas é ainda maior.
“Nós já vendemos mais de 15 mil doses. Nessa campanha a procura já é maior por atingir todas as idades do gado e agora com esses focos da doença em outros estados, a venda está intensa”, afirmou, o vendedor Odair Marcio Silva.
Já o vendedor Douglas Fernandes, de uma outra loja agropecuária, informou, ao Só Notícias, que comercializou mais de 30 mil doses. “Os pecuaristas estão muito preocupados e querem evitar ao máximo a contaminação do rebanho no Estado”, ressalta.
A meta de vacinação para esta 3ª etapa da campanha em Matupá é de 165.736 animais e 1.244.551 milhão em toda a região.