Os motoristas que ainda não solicitaram a isenção do pagamento da taxa de Imposto sobre Veículo Automotivo (IPVA) têm até o dia 30 de novembro para conseguir o benefício. De acordo com uma portaria do Governo Estadual de Mato Grosso, quem fizer o 1º emplacamento ou a transferência de jurisdição da placa do veículo até esta data terá a isenção da taxa.
No caso do 1º emplacamento, o motorista não pagará o IPVA 2005 e pagará somente a taxa de emplacamento. Já para os motoristas que desejarem transferir os carros para outros Estados, a taxa do IPVA 2006 será isenta em 100%. Mas, para obter o benefício, o motorista não poderá transferir a jurisdição da placa em um prazo de dois anos. No caso de fazer a transferência dentro desse período, terá que fazer, antes, o pedido junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) que irá gerar um boleto de pagamento correspondente ao ano em que o IPVA foi isento.
“Se não haver essa restrição, algumas pessoas podem agir de má fé e ficar sempre transferindo a jurisdição da placa, acabando por nunca pagar IPVA. No caso de caminhões, camionetes ou outros carros maiores, o prejuízo para o Estado é muito grande, pois o IPVA desse tipo de veículo é muito caro”, explicou, ao Só Notícias, o chefe da 19ª Ciretran em Sinop, Adilson Kovalski.
Ele acrescentou que em 2004, o governo homologou o prazo permitindo a isenção da taxa para quem fizesse o 1º emplacamento ou a transferência também nos meses de dezembro e janeiro.
“Esperamos que neste ano isso também aconteça. Assim a isenção poderá ser adquirida durante os 12 meses do ano. Isso é até melhor para o próprio governo, pois um maior número de placas são transferidas para o Estado, aumento sua frota de veículos”, ressalta.