O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias, Construção e Mobiliário da Região Norte do Mato Grosso (Siticom), Vilmar Galvão, deve ir a Cuiabá, na próxima semana, reforçar as negociações junto à Federação dos Trabalhadores da Indústria de Mato Grosso. Os trabalhadores tentar marcar uma audiência com o governador Blairo Maggi e a ministra Marina Silva, para discutir a questão do crescente número de desemprego na região, devido a falta de matéria-prima no setor madeireiro.
Vilmar disse que estão aguardando o resultado das reuniões políticas que aconteceram nos últimos dias. Entre as medidas que trariam soluções à curto prazo, seria a transferência das atribuições do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis) para a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) no mês de novembro, agilizando os processos de liberação de plano de manejo para o setor. As madeireiras precisam da liberação dos planos de manejo para extrair toras e voltarem a produzir em ritmo normal.
Segundo ele, não está descartada a possibilidade de retornarem os protestos. “Se não forem apresentados resultados vamos recomeçar nossas atividades”, ressalta.
No início do mês os trabalhadores realizaram protestos em Sinop e Alta Floresta. Mais de dois mil trabalhadores se reuniram em frente às gerencias do Ibama nos municípios, fazendo panelaços e passeatas.