PUBLICIDADE

Juros bancários caem pela primeira vez desde 2004, diz Procon

PUBLICIDADE

Pesquisa divulgada hoje pela Fundação Procon-SP mostra que os juros bancários recuaram neste mês pela primeira vez desde 2004. A queda reflete a decisão do Banco Central, anunciada em setembro de reduzir a taxa básica da economia brasileira (Selic) de 19,75% para 19,5% ao ano.

A pesquisa, realizada entre os dias 4 e 5 de outubro, mostra que os juros máximos cobrados para empréstimos pessoais de 12 meses caíram de 5,46% para 5,42% ao mês. Trata-se da primeira queda desde dezembro do ano passado.

Dos dez bancos pesquisados, quatro reduziram os juros: Real (de 5,90% para 5,70%), Caixa Econômica Federal (de 5,28% para 5,10%), Bradesco (de 5,87% para 5,85%) e HSBC (de 5,07% para 5,06%). As demais instituições financeiras mantiveram as taxas.

Já o juro do cheque especial médio cobrado por esses dez bancos teve uma queda bastante leve, de 8,317% para 8,315%. Segundo o Procon, trata-se da primeira redução desde agosto de 2004. A queda foi puxada pelo Bradesco, que reduziu sua taxa de 8,33% para 8,31%.

Para o Procon, a “inversão no comportamento dos juros pode significar uma reação à queda da taxa básica da economia”. A redução da Selic em setembro foi a primeira desde abril de 2004.

Como os juros reais brasileiros ainda são os maiores do mundo e a taxa básica só deve cair se a inflação se mantiver sobre controle, o Procon orienta o consumidor a “continuar cauteloso e analisar sempre a relação custo-benefício de uma contratação de crédito”.

A pesquisa da Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, incluiu os bancos HSBC, Banespa, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander, Nossa Caixa, Real e Unibanco.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso teve mais de 27 mil indústrias abertas no ano passado, segundo Jucemat

Dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) apontam...

Desenvolve MT fortalece linha de crédito empresarial com aporte de R$ 53 milhões

A Desenvolve MT, Agência de Fomento ao Desenvolvimento Econômico...

Participantes do Nota MT podem garantir desconto de até R$ 700 no IPVA 2025

Os proprietários de veículos automotivos participantes do Nota MT...

Pagamento do abono salarial PIS-Pasep será pago a partir de fevereiro; veja calendário

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025, referente ao ano-base...
PUBLICIDADE