O Cipem (Centro de Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira), entidade criada no ano passado, estará tendo sua primeira reunião executiva hoje, às 14:00h, em um hotel em Sorriso. A informação é do conselheiro do Cipem e presidente do Sindicato dos Madeireiros de Sorriso, Chicão Bedin. Ele explicou ao Só Notícias que a reunião vai contar com a presença do presidente do Cipem, Cézar Mazon, do presidente da Fiemt (Federação das Indústrias de Mato Grosso) Nereu Pasini e representantes do setor em Alta Floresta, Sinop, Juína e outras regiões do Estado.
“Vamos estar discutindo novas associações, filiações, criação de mídia para mostrar a verdadeira imagem do setor madeireiro, que hoje é mostrado como o vilão da história”, afirma Bedin. Segundo ele, sobre as filiações, além das indústrias madeireiras, poderão se filiar também as empresas que produzem equipamentos para madeireiras, engenheiros ligados ao setor florestal e estudantes.
O Cipem vai discutir também as leis que vão nortear o meio ambiente e as mudanças na legislação no Estado. Sobre as mudanças que ocorrerão com a absorção pela Sema (Secretaria Estadual de Meio Ambiente) de algumas atividades que hoje são feitas pelo Ibama, como por exemplo a emissão de ATPFs, afirmou. “Esperamos que funcione, mas temos consciência que não será a curto prazo. Esperamos que o governo do Estado realmente dote a Sema de estrutura. Infelizmente, algumas empresas não vão aguentar até no ano que vem”, afirmou.