O preço do carro zero subiu 7,79% de janeiro a agosto, segundo pesquisa da agência AutoInforme, que utiliza dados da consultoria Molicar. Com isso, o preço do carro zero foi mais que o dobro da inflação registrada neste mesmo período. No acumulado de janeiro a agosto, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumula alta de 3,31%.
Já o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mediu uma alta acumulada de 3,59% Só em agosto, os preços reais dos veículos no varejo tiveram um reajuste médio de 0,79%. Foi a oitava alta consecutiva. Segundo a Molicar, a alta de agosto só não foi maior porque o preço dos carros importados amenizaram o impacto da elevação dos veículos nacionais.
Os importados ficaram mais baratos por conta da cotação do dólar.A tendência de elevação dos preços deve se manter em setembro. A Fiat e a General Motors, por exemplo, anunciaram reajustes para os preços de tabela deste mês. Na Fiat, o aumento médio foi de 1,1%.
A GM aplicou um aumento de 1,4%.As montadoras informaram que os aumentos refletem o repasse dos reajustes dos custos de produção, como a elevação do preço do aço e do plástico.