PUBLICIDADE

Exportações de madeira caem 20% no Estado

PUBLICIDADE

A madeira apresentou queda nas exportações de 20,44% em relação ao mês anterior. No total, foram exportados US$ 13,8 milhões. O coordenador do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fiemt, Gavur Kirst, disse que “Historicamente, janeiro e fevereiro são os piores meses para exportação de madeira devido às condições climáticas e o total comercializado em julho se aproximou dos valores exportados no início do ano. Acreditamos que fecharemos o ano com índices negativos nas exportações deste produto devido à crise enfrentada atualmente por este setor”.

Já no setor de importações, de janeiro a julho, as importações mato-grossenses registraram o aumento de 8,92% em relação ao mesmo período do ano anterior. Adubos e fertilizantes foram responsáveis por 85,54% do total importado, registrando a queda de 2,47% em relação com o mesmo período do ano anterior. “Com a redução da importação de adubos e fertilizantes podemos dizer que este índice reflete a redução dos investimentos”, analisa Kirst.

Questionado sobre a participação de micro e pequenas empresas nas exportações mato-grossenses o coordenador do CIN avalia que a participação ainda é pequena. “Para incentivarmos a participação dessas empresas no Comércio Exterior a Sicme e a Fiemt estão prestando toda assessoria para que os empresários tenham mais informações sobre os processos de exportação”, ressalta Gavur.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...

Indústrias de Sorriso acumulam mais de R$ 16 bilhões em negócios no exterior

As indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 11,7%...
PUBLICIDADE