Nada menos do que 67% dos consumidores paulistas possui algum tipo de dívida. Pelo menos é o que aponta levantamento realizado mensalmente pela Federação do Comércio de São Paulo (Fecomércio-SP).
O nível de endividados atingiu 67% em agosto, contra 57% registrado no mês anterior.
Este é o maior índice registrado pela pesquisa desde dezembro de 2004, quando os consumidores com algum tipo de dívida eram 70%, num mês em que tradicionalmente o comércio varejista registra seus melhores desempenhos do ano.
“Esse resultado reflete o crescimento do volume de crédito disponível ao consumo, especialmente de bens duráveis”, disse a Fecomercio em comunicado.
Por outro lado, o número de consumidores endividados com contas em atraso caiu para 46% em agosto, ante 49% no mês anterior.
“Essa queda reflete o aumento do uso do crédito consignado (com desconto em folha de pagamento), que teve alta de 4,9% em junho”, acrescentou a entidade.
A pesquisa acrescentou que 32% dos endividados utilizam o crédito consignado.
A sondagem ouve mensalmente cerca de mil consumidores. As dívidas incluem crédito como cheque especial, cartão de crédito, empréstimo pessoal e prestações em geral.
PARA LER MAIS NOTÍCIAS COMO ESTA, CLIQUE AQUI.