O 1º Seminário de Turismo Regional, que está sendo realizado hoje em Sinop, promovido pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Mineração, está reunindo representantes de vários municípios.
A secretária Estadual de Turismo, Yeda Assis, proferiu palestra explicando os programas e projetos para o Turismo de Mato Grosso.
O prefeito de Sorriso, Dilceu Rossato, elogiou a iniciativa de Curado e disse que o evento vem de encontro aos interesses de municípios da região. “Temos desde o início nos preocupado em fazer uma política regional. Queremos fortalecer a região, porque assim também estaremos fortalecendo o nosso município”. disse.
Entre as potencialidades de Sorriso, ele destacou o turismo rural. “Temos a maior área de agricultura, á nível de município, do mundo. Temos o Salto Magessi, um ponto turístico altamente atrativo, temos agora também a BM&F que estará instalando o único escritório de representação do Centro-Oeste no município, o Rio Lira, que corta a cidade, entre outros”.
O prefeito de Vera, José Nilton dos Santos, o “Niki”, destacou a importância se regionalizar o turismo. “Vai ser muito importante para toda a região. O turista que vier conhecer Sinop, Sorriso, vai querer conhecer toda a região e com isso ele chega até Carmem, Vera, que são municípios vizinhos”, disse.
Embora o município não seja beneficiado com os atrativos do turismo natural, o prefeito destacou a primeira igreja do Nortão, que foi edificada em Vera e hoje é patrimônio tombado. “Podemos investir no turismo rural, no turismo de negócios. Tenho certeza que com esse encontro, vamos ter novas perspectivas de investimentos no turismo”, afirmou.
O secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Mineração de Sinop, Norival Campos Curado, agradeceu a participação de vários segmentos da sociedade e destacou que ao final do evento, será elaborada uma carta-compromisso entre as lideranças, para que fique documentado o interesse em desenvolver o turismo como uma de suas prioridades, definindo ações e contribuições de cada município no processo de implementação do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil.