PUBLICIDADE

Sindusmad aciona Justiça para Ibama aceitar licenças e quer mais prazos

PUBLICIDADE

O presidente do Sindusmad, Jaldes Langer, confirmou ao Só Notícias que o sindicato vai impetrar mandado de segurança contra o Ibama que não está aceitando as vistorias dos desmates que a extinta Fema (Fundação Estadual de Meio Ambiente) realizou. Todos os contratos que estavam em andamento foram suspensos e a grande maioria dos usuários do material lenhosos extraído destes desmates devidamente aprovados estão impedidos de receber a ATPF (Autorização para Transporte de produto Florestal) de entrada, gerando enormes prejuízos pela falta de origem do produto.

“Nosso objetivo é agilizar o atendimento que está sendo muito lento, inclusive na SEMA ( Secretaria Meio Ambiente). Essa lentidão na renovação das LOs(Licenças Operacionais) está prejudicando muito o setor. É um entrave para a habilitação das madeireiras”, afirmou. As Licenças Operacionais são exigidas pelo Ibama para as madeireiras consigam ATPFs para transportarem toras e madeira serrada.

O presidente acredita que o prazo estipulado de 120 dias para as vistorias da Secretaria Estadual de Meio Ambiente nas licenças operacionais é insuficiente, porque a Regional de Sinop dispõe de número insuficiente de funcionários. “Há deficiência no número de funcionários da Sema e do Ibama. Por isso pedimos um prazo maior, de 180 dias, senão o órgão não terá tempo de analisar todos os processos”,disse.

O mandado de segurança já em andamento, contra à apresentação da L.O (Licença de Operação) original, que deverá ser substituída pelas fotocópias de sua renovação ao Ibama, ainda está no Tribunal Federal em Cuiabá, em andamento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...

Indústrias de Sorriso acumulam mais de R$ 16 bilhões em negócios no exterior

As indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 11,7%...
PUBLICIDADE