A superintendência de Defesa do Consumidor da Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania do Estado de Mato Grosso, através do Procon-MT divulga o balanço de atendimentos realizados este ano. Entre janeiro e junho, o Procon-MT atendeu mais de 28000 (vinte e oito mil) atendimentos a consumidores de todo Estados de Mato Grosso. Durante o mês de janeiro, o Ganha Tempo permaneceu fechado por motivos de reforma. Destes, 12364 (doze mil, trezentos e sessenta e quatro) foram realizados por telefone ou por atendimento direto no balcão, registrados na sede do Procon de Cuiabá.
Das reclamações, em primeiro lugar ficou o setor de telefonia móvel (aparelho), com 465 reclamações registradas. O setor de móveis e eletrodomésticos ficou em segundo lugar, com 407 reclamações. Telefonia Móvel (serviço) ganhou o terceiro lugar em reclamações, no total, foram 350. Na quarta posição ficam os serviços públicos (incluindo os serviços de água, luz e esgoto), com 302 reclamações e o quinto lugar o setor der telefonia fixa, com 270 reclamações.
Uma dica do chefe do Núcleo de Atendimento, Maurel Castro de Amorim aos consumidores quanto ao fornecimento de dados pessoais ou profissionais pelo telefone. “Antes as reclamações eram esporádicas. Cresceu tanto o número das reclamações e hoje em dia se tornou comum pessoas fornecerem dados pessoais e até o número do cartão de crédito para a solicitação de um novo serviço. Todos devem estar atentos”.
O Núcleo Administrativo registrou 3223 (três mil, duzentos e vinte e três) processos. Já no Núcleo de Fiscalizações foram realizadas 383 (trezentos e oitenta e três) Fiscalizações nos mais diversos setores, sendo que destas, 47 estabelecimentos comerciais foram autuados.
Dos 1908 (um mil, novecentos e oito) processos arquivados, que se encontravam em trâmite na sede do Procon-MT, foram resolvidos 1059 (um mil e cinqüenta e nove), atingindo um percentual de conciliação de 96% (noventa e seis por cento), o que demonstra eficiência no trabalho do Setor de Conciliação do Procon-MT.
Através do ‘Mutirão da Cidadania’, foram atendidas mais de 3310 (três mil, trezentas e dez) pessoas. No ‘Dia Mundial do Consumidor’, foram atendidos cerca de 6000 (seis mil cidadãos).
Dando continuidade ao Projeto ‘Procon vai à escola’, participaram das palestras educativas em escolas das redes pública e privada, 6425 (seis mil, quatrocentos e vinte e cinco) alunos, com, orientações sobre o direito do consumidor, atividades lúdicas e distribuição de 36740 (trinta e sesi mil, setecentos e quarenta) cartilhas. As palestras são agendadas junto às instituições de ensino durante o período letivo.
A superintendente do Procon-MT, Vanessa Rosin, acredita que o saldo das ações é positivo, pois os serviços prestados pelo Governo têm chegado a todos os municípios. Há também um direcionamento na atuação do Procon, quando monitoramos os números e setores mais reclamados, realizando uma solução coletiva dos problemas mais freqüentes.