Há três décadas a agricultura do Norte de Mato Grosso tem transposto obstáculos. De ínicio era a baixa produtividade, a falta de estrutura de armazenamento e principalmente os planos econômicos impostos na tentativa de se controlar uma inflação desenfreada.
A fase foi superada com muita eficiência e hoje os agricultores atingiram níveis de produtividade de primeiro mundo. Tudo isso ficou demonstrado no encontro promovido pela Fundação Rio Verde, centro de pesquisas de Lucas do Rio Verde.
A busca constante por maiores produtividades gera necessidades de pesquisas que apresentem resultados satisfatórios, com redução de custos, além de apresentar soluções para superar obstáculos que surgem durante o cultivo. São vários os caminhos que as instituições de pesquisas seguem em buscva de novas tecnologias, como avaliação de cultivares, nutrição vegetal, técnicas de plantio, controle de pragas, doenças e plantas daninhas, entre outros.
A Fundação Rio Verde utilizou, nos experimentos de soja, um sistema de plantio direto sobre resíduos da colheita de milho e coberturas de solos com milheto e brachiária.
Leia mais em Agronotícias.