PUBLICIDADE

Reunião hoje com Ibama e Fema deve ser decisiva para setor madeireiro

PUBLICIDADE

Começa hoje, às 07:00h, na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), a reunião que vai envolver cerca de 30 prefeitos das regiões Norte e Noroeste, presidentes de câmaras municipais, bancada federal e empresários da região Norte do Estado, com o interventor do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Elielson Ayres. Também deve participar o secretário interino de Meio Ambiente e presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema), Marcos Machado e o promotor do Meio Ambiente, Domingos Sávio.

A expectativa de uma definição, segundo Jaldes Langer, presidente do Sindusmad (Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso)é grande uma vez que o setor madeireiro está enfrentando uma crise econômica sem precedentes, após a Operação Curupira, deflagrada pela Policia Federal (PF) que levou o Ibama a suspender a liberação das Autorizações Para Transporte de Produtos Florestais (ATPFs) obrigatórias para transporte de madeira.

“Nossa expectativa é que mude a atual situação, que já está insustentável” disse ele ao Só Notícias. Além da suspensão da ATPF, o que preocupa o setor também é a questão da greve dos servidores do órgão. “É um agravante a mais. Temos muitas questões internas que precisam ser resolvidas e agora ficam proteladas”, afirmou.

Muitas indústrias já estão paradas, por não coneguirem as guias de transporte de madeira, e acenando para a possibilidade de demissão de milhares de trabalhadores. A falta de liberação das ATPFs por parte do Ibama, está refletindo na redução drástica da arrecadação municipal nos municípios cuja economia é baseada principalmente no setor madeireiro.

As autoridades querem tranquilizar o setor explicando quais serão as medidas para normalizar o mais rápido possível as atividades do setor com relação à geração do emprego.

Notícia anterior
Próxima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso teve mais de 27 mil indústrias abertas no ano passado, segundo Jucemat

Dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) apontam...

Desenvolve MT fortalece linha de crédito empresarial com aporte de R$ 53 milhões

A Desenvolve MT, Agência de Fomento ao Desenvolvimento Econômico...

Participantes do Nota MT podem garantir desconto de até R$ 700 no IPVA 2025

Os proprietários de veículos automotivos participantes do Nota MT...

Pagamento do abono salarial PIS-Pasep será pago a partir de fevereiro; veja calendário

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025, referente ao ano-base...
PUBLICIDADE