Está sendo aguardada com muita expectativa, a visita do interventor do Ibama em Mato Grosso, Elierson Ayres, agendada para hoje em Sinop. A vinda do interventor foi definida na semana passada, depois de uma reunião com o prefeito Nilson Leitão.
O prefeito está preocupado com os efeitos negativos que a suspensão por 30 dias das ATPFs (Autorizações para transporte de Produtos Florestais) causarão para a grande maioria das indústrias madeireiras instaladas no município, que dependem destes documentos -expedidos apenas pelo Ibama-
Presidentes e diretores do Sindusmad – Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso- deverão participar do encontro. O presidente do Sindicato do Sindusmad, Jalder Langer, disse que o setor está tendo constantes prejuízos, em função da desvalorização cambial, que está descapitalizando as madeireiras.
Diante do baixo valor do dólar, ele prevê que até o final deste semestre, cerca de 12 mil funcionários poderão perder seus empregos no setor. Somente na região Norte, o setor madeireiro conta com mais de 35 mil empregados.