Desde a última quinta-feira, os produtores rurais de Sinop estão “acampados”na Praça das Bandeiras, no centro da cidade, ao lado de uma agência bancária. Cerca de 300 agricultores colocaram diversas colheitadeiras e tratores na praça e dão prosseguimento ao movimento SOS Rural, que começou na terça-feira, 31, em todo o Estado de Mato Grosso.
O objetivo dos agricultores é continuar cobrando do governo medidas para conter a crise que o setor atravessa, devido aos baixos preços da soja, arroz, milho e algodão e a liberação de recursos do FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador- para bancar as dívidas que restaram aos produtores da safra passada e atual.
Na terça e quarta-feira passadas os produtores bloquearam o tráfego na BR-163 em Sinop reforçando o manifesto feito no Estado e em outras cidades brasileiras, com duras criticas ao governo Lula.
Em Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum também foi decretado estado de emergência devido a crise na agricultura e os reflexos nos demais segmentos da economia