PUBLICIDADE

Ibama anuncia medidas para solucionar principais problemas de madeireiros no Nortão

PUBLICIDADE

Diretores de sindicatos de indústrias madeireiras do Nortão e prefeitos saíram otimistas do segundo encontro, ontem, em Sinop, com a nova gerente Regional do Ibama, Ana Riva. Eles voltaram a debater saídas para resolver questões envolvendo madeireiros e Ibama que estão trazendo reflexos diretos sobre o desempenho do setor e, conseqüentemente, na economia de várias cidades da região. Eles reuniram-se, na sede do Sindusmad, e os madeireiros voltaram a cobrar rapidez na emissão de ATPFs (Autorizações para Transporte de Produto Florestral) necessárias para transporte de toras e madeira beneficiada e para solucionar as pendências dos planos de manejo florestal, necessários para as indústrias madeireiras retirarem matéria prima das florestas. Recentemente, 260 projetos foram reprovados pelo Ibama.

A gerente Ana Riva anunciou as ações que pretende tomar. “Vamos tomar algumas medidas de imediato e outras a longo prazos. Sobre a questão dos planos de manejo que estão suspensos, nós estamos trabalhando muito e inclusive alguns já foram liberados. Estamos tentando atender toda a demanda, mas claro, daquelas empresas que conseguirem cumprir as pendências exigências pela diretoria de florestas”, disse Ana, ao Só Notícias. Ela informou que estará, a partir de segunda-feira, implantando um sistema informatizado no Ibama, na busca de mais agilidade nas liberações de ATPFs. “Em Alta Floresta, trabalhei dessa forma e conseguia liberar as ATPFs em, no máximo, 2 dias. Essa mudança é gradual mas vai, com certeza, trazer maior agilidade aos nossos trabalhos”, reforçou.

A terceira proposta de Ana foi uma parceria com a Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ) para fazer os recadastramentos das empresas madeireiras. “O recadastramento por parte das madeireiras é obrigatório. Então, discutimos a possibilidade de haver uma parceria entre a Sefaz e prefeituras. Assim, poderemos constatar as empresas que estão trabalhando na legalidade podendo dar maior atenção a elas. E quem não se recadastrar, automaticamente não poderá ser atendido no caso de liberação de ATPFs”, completou.

As medidas apreentadas pela gerente trouxeram ânimo para o setor madeireiro. “Ela está com uma dinâmica diferente, é capaz e mostrou que não abrirá mão da legalidade. Concordamos com ela e esperamos que possa resolver nossos principais problemas”, disse o presidente do Sindusmad, Jaldes Langer.

O prefeito de Sinop e vice-presidente da AMM, Nilson Leitão, que buscou articular os encontros e buscar saídas, disse esperar que as ações propostas passem a dar resultados a curto prazo para que muitas indústrias não mergulhem em dificuldades ainda maiores. “Percebemos que a curto prazo poderemos ter soluções para os principais problemas serem resolvidos”, declarou.
A Prefeitura de Sinop estará fazendo também o recadastramento das indústrias madeireiras para cruzamento de informações com Ibama e até eliminar algumas possíveis empresas fantasmas.

O prefeito de Claudia, Altamir Kurten, afirma que as medidas de agilidade vão beneficiar também os trabalhadores madeireiros. “O madeireiro não pode ficar esperando eternamente a boa vontade do Ibama, do procurador ou do Ministério do Meio Ambiente, uma vez que ele tem obrigações com seus funcionários e não tem como mantê-los, pagando salários, se não tem condições de trabalhar”, reforçou.

O encontro reuniu também os prefeitos de Feliz Natal, Manoel Messias Salles, de Vera, José Nilton dos Santos, de Marcelândia, Adalberto Diamante, o prefeito de União do Sul, Enio Alves, o secretário Estadual de Esportes, Baiano Filho (representando o governo do Estado) o diretor da Fiemt, Sidnei Bellincanta, o presidente da Câmara de Sinop, José Pedro Serafini, o presidente do Sindicato dos Madeireiros de Sorriso, Chicão Bedin, dentre outras lideranças.

Notícia anterior
Próxima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE