Depois do Natal a melhor data para o comércio é o Dia das mães. No ano passado o comércio de Sinop comemorou a data. Segundo os números do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) enquanto em 2003 na sexta e sábado, que precederam o Dia das Mães, foram feitas 1.718 consultas, em 2004, nos mesmos dias, estas consultas aumentaram para 2.268. Foram 550 consultas a mais, o que deu um crescimento médio de 40% nas vendas.
Este ano a crise no agronégocio, que tem afetado o comércio e assustado os empresários, impede a Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop de fazer previsões quanto ao percentual de aumento nas vendas, mesmo assim as expectativas em torno do dia das mães são grandes, tanto a CDL como os comerciantes em geral apostam numa alavancada nas vendas, mesmo que ela venha apenas em dois dias (sexta e sábado) já que o brasileiro sempre deixa tudo para ultima hora.
Miriam O. Segalla, gerente de vendas de uma loja de confecções, explica que as expectativas são as maiores e melhores possíveis. “Estamos esperando um crescimento de 20% nas vendas. Desta forma estamos apostando alto na data, caprichamos no marketing, daremos melhores prazos de pagamento, estamos fazendo promoções com prêmios para as mães e desenvolvendo uma campanha diferenciada junto as faculdades. Já preparamos nosso estoque com muitas novidades em confecções e calçados, para mães de todas as idades e gostos e sugestões para todos os bolsos”, explica Miriam.
Outro setor que movimenta bastante neste período é o de jóias e bijuterias. Neste aspecto as meta de Rosana Valéria Kreibch, da Ferrero Jóias é de um aumento de 15% nas vendas em relação a 2004. “Estamos a mil por hora. Este ano o mercado esta deixando a desejar mesmo assim estamos investindo, trazendo peças novas e diferenciadas e correndo atrás. Se o cliente não vem até nós, nós vamos até eles através de venda externa. O objetivo é alcançar a meta de vendas”, disse Rosana.
Segundo Mariluci Munaro, gerente de uma loja de móveis na avenida das Itaúbas, as mães tem ganhado presentes de todos os tipos, de Celular a geladeiras, de câmera digitais a conjuntos de louça, de maquinas de lavar a batedeiras e liquidificadores e por isso todos esperam vender muito. “Esperando que as vendas deste ano comecem de fato em maio porque até agora está muito parado, assim reforçamos os estoques e estamos com promoções com premiação para as mães e excelentes prazos de pagamentos. No fechamento queremos que as vendas tenham aumentado 30% em relação a 2004”, concluiu Mariluce.