PUBLICIDADE

IPTU é lançado em Alta Floresta

PUBLICIDADE

Principal fonte de recursos próprios do município, o Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU – foi lançado ontem. Finalmente. Exatos 117 dias depois de tomar posse, Maria Izaura (PDT) lançou o imposto em uma cerimônia simples no bairro Bom Jesus. Na prática, o imposto começou a ser entregue já na quarta-feira, 26, quando vários setores da cidade foram visitados por funcionários da administração municipal.
A prefeita reconheceu que os carnês começaram a ser entregues tardiamente. Ela justificou que isso ocorreu por conta de mudança de empresa de processamento de dados contratada pela prefeitura para fazer os levantamentos. “Nos atrapalhou bastante”, disse, referindo-se ao atraso.

“Um das despesas que ficam nas administrações são folhas de pagamento atrasadas. Nós sofremos bastante pressão por parte dos funcionários e nós sabemos que um dos recursos que entram mais de imediato para essas primeiras necessidades é o IPTU e o Alvará. Se esses recursos tivessem entrado, poderíamos ter saldado essas folhas de pagamento”, declarou.

A equipe de finanças não soube estimar a quantia lançada em impostos, apesar do atraso no lançamento dos carnês. A prefeita acredita que poderá arrecadar 50% do imposto lançado, o que na prática é um desafio para os administradores. Nos últimos anos a média de recebimento não ultrapassa a 30% dos valores lançados.

“A gente sabe que há essa cultura de que o povo não paga o IPTU enquanto não vê o benefício sendo revertido para o seu bairro”, disse.

Sobre os valores dos novos tributos, a prefeita afirmou que eles não tiveram alterações em relação ao ano passado e disse que eles estão até baratos, já que não houve tempo para correção e recadastramento dos imóveis.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso teve mais de 27 mil indústrias abertas no ano passado, segundo Jucemat

Dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) apontam...

Desenvolve MT fortalece linha de crédito empresarial com aporte de R$ 53 milhões

A Desenvolve MT, Agência de Fomento ao Desenvolvimento Econômico...

Participantes do Nota MT podem garantir desconto de até R$ 700 no IPVA 2025

Os proprietários de veículos automotivos participantes do Nota MT...

Pagamento do abono salarial PIS-Pasep será pago a partir de fevereiro; veja calendário

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025, referente ao ano-base...
PUBLICIDADE