PUBLICIDADE

Remédio, telefone e energia pressionam inflação de abril, diz IBGE

PUBLICIDADE

Os preços administrados deverão representar a principal influência sobre a inflação de abril, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Depois de sustentar no primeiro trimestre uma taxa de inflação na faixa de 0,60%, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) deverá sofrer o impacto de novos reajustes de tarifas de ônibus urbanos, de aumentos nas contas de energia elétrica e nas ligações de telefone fixo para móvel.

O aumento de 17,65% aplicado no dia 5 de março no preço da passagem de ônibus em São Paulo ainda não foi inteiramente captado pelo índice. O aumento de 12,90% de Porto Alegre no dia 9 também deve afetar a inflação deste mês. O reajuste de 12,5% no preço da passagem no Rio de Janeiro, que passa a valer a partir de amanhã, deverá ser captado com maior intensidade em abril.

O aumento do ICMS (Imposto de Circulação sobre Mercadorias e Serviços) de 25% para 30% a partir de primeiro de abril em Porto Alegre e Goiânia deverá aumentar a tarifa de energia elétrica. Em Belo Horizonte, foi aprovado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) um reajuste de 21%.

O aumento de 7,99% nas tarifas das ligações de telefones fixos para celulares também deverá afetar a inflação de abril. A data ainda não está confirmada, mas o aumento deve vigorar a partir deste domingo.

Os remédios também deverão pressionar a taxa com o aumento de 7% para os controlados a partir de 31 de março. Este impacto deve se dar de forma mais leve pois nem sempre as tabelas chegam às farmácias com a mesma velocidade em todas as regiões metropolitanas pesquisadas pelo IBGE.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE