O consumo de energia elétrica em Mato Grosso aumentou em 10,28% com relação ao ano passado, o que representou o dobro da média registrada em todo o país. O segmento rural registrou um aumento de 22,97% no consumo e o setor industrial consumiu 17,33%, mais que em 2003. Esse crescimento representa um aumento no consumo de 378.956 megawatts hora.
Segundo dados da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), em 2004 as indústrias alimentícias foram responsáveis por 50% do consumo total de energia em todo o segmento industrial, o que é um dos indicativos de que houve crescimento no setor.
Atividades Econômicas
O consumo industrial de energia elétrica é um dos indicadores utilizados para medir o nível de atividades econômicas. O outro indicador utilizado é o da arrecadação do ICMS. O segmento industrial é o que mais contribui para arrecadação de ICMS, o que acontece por meio do consumo de energia elétrica. O setor industrial em 2004 teve um desempenho positivo com relação a 2003, com crescimento nominal de arrecadação de ICMS de 31%.
O presidente do Sindicato das Indústrias Alimentícias de Mato Grosso, Marco Antônio Lorga, afirma que o consumo de energia aumentou de um modo geral nas indústrias de alimentos. Isto é importante por ser um dos indicativos de que está havendo crescimento em produção e, consequentemente em lucros e criação de postos de emprego.
PUBLICIDADE
Consumo de energia elétrica em Mato Grosso aumenta cerca de 10%
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE