PUBLICIDADE

Esquema especial deverá prevenir falta de energia na passagem de ano

PUBLICIDADE

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) define até o próximo dia 28 os esquemas especiais que serão montados em todo o país para garantir que não haverá problemas de falta de energia na passagem de ano para a população. A informação foi dada hoje à Agência Brasil pelo diretor de Operação do ONS, Luiz Eduardo Barata Ferreira.

O ONS recebeu do secretário de Energia, Indústria Naval e Petróleo fluminense, Wagner Victer, pedido de implantação de “condições excepcionais de operação do sistema interligado, visando privilegiar a segurança operacional e o aumento do grau de contingências para os Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo”.

A idéia é evitar problemas como os ocorridos no período do reveillon entre 2004 e 2005, quando o circuito Adrianópolis/Macaé foi prejudicado, afetando atividades econômicas sazonais para os dois estados, voltadas em especial ao turismo e lazer nessa época do ano, ressaltou Victer.

O diretor de Operação do ONS esclareceu, por sua vez, que as medidas em estudo pelo órgão não tem o objetivo de privilegiar o Rio de Janeiro, mas atender a todos os locais do país onde se verificam aglomerações de pessoas, para assegurar que nenhum problema será enfrentado. “Trata-se de um conjunto de medidas que serão tomadas para permitir ter tranqüilidade para que a população possa festejar a passagem de ano”, afirmou.

Entre essas medidas em análise, ele destacou a geração nas usinas térmicas, montagem de equipes de prontidão e redução da manutenção. “O reveillon de 2005 para 2006 foi tranqüilo, e eu estou certo de que o deste ano também será”, disse Ferreira.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico é uma entidade sem fins lucrativos, criada em agosto de 1998, e responde pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN), sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum é o 6º maior de MT em exportações e chega a R$ 5,6 bilhões

As indústrias sediadas em Nova Mutum exportaram 4,1% do...

Brasil terá maior alíquota do mundo após reforma tributária no Senado

A novidade é mais um projeto de modernização feito...

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...
PUBLICIDADE