Uma situação social ruim está instalada em Juara, cidade da região Noroeste de Mato Grosso. E com ela a conseqüência que inúmeros trabalhadores sofrem por estarem sem o respaldo que Lei Trabalhista lhes confere. Apewnas cerca de 14,7% dos trabalhadores com idade entre 15 a 69 anos têm carteira assinada.
Por outro lado as empresas alegam sofrerem com altos encargos sociais e fiscais, inviabilizando a contratação e recolhimento Previdenciário dos funcionários. Em Juara, a Vara do Trabalho estará sendo instalada, deixando de ser itinerante, como hoje ocorre e com a chegada do Juiz do trabalho, a fiscalização se intensificará nas empresas da região.
Empresas que não cumprirem a Lei Trabalhista incorrerão em infrações e multas altíssimas além de indenizações por acidente de trabalho em funcionários não registrados e outras penalidades “passarão” mais perto das empresas do Vale do Arinos. Um risco muito grande para as empresas que podem ter inviabilizado seu funcionamento.
O advogado Sílvio Luis de Oliveira confirmou que a instalação definitiva da Vara do trabalho em Juara é para 2007, o que facilitará as questões judiciais, mas que gerará uma transformação comportamental entre empregado e empregador.