Desde que foi instalado em Sorriso, no mês de junho, o SINE – Sistema Nacional de Emprego, já atendeu a 6.571 pessoas, entre trabalhadores que buscam uma recolocação no mercado de trabalho e empresários que buscam pessoas qualificadas para preencher as necessidades de mão-de-obra.
No que se refere a intermediação de mão-de-obra, os meses que o órgão foi mais procurado foram agosto, setembro e outubro quando a oferta de trabalho, principalmente nas fazendas agrícolas, aumentou. Já em novembro, registrou apenas 924 atendimentos, o que significa que o índice de desempregados caiu em relação aos últimos meses (em setembro foram 1.640 atendimentos).
O fato pode ser confirmado pelo número de encaminhamentos de seguro desemprego: enquanto no mês de julho e e agosto foram mais de 500, em novembro foram apenas 249. Entre outras ações, o Sine busca incentivar as iniciativas de valorização do trabalhador sobre os múltiplos aspectos, com intermediação de mão-de-obra, encaminhamento de seguro desemprego e confecção de carteira de trabalho.
Conforme a coordenação do Sine, já foram feitas nestes 6 meses, 1.811 novas carteiras de trabalho e encaminhados 1.896 pedidos de seguro desemprego.